Quem somos

O projeto

Dramaturgia da Palhaça é um projeto no qual nos juntamos – Patricia Galleto, que dá corpo à palhaça Gina; e Fernando Marques, dramaturgo – para investigar, experimentar e brincar com as possibilidades dramatúrgicas do jogo da palhaça.

A gente se reúne duas vezes por semana em sala de ensaio e trabalha a partir de peças clássicas da dramaturgia – Hamlet, de Shakespeare; Antígona, de Sófocles; Esperando Godot, do Beckett; A falecida, do Nelson Rodrigues. Da leitura e discussão dessas obras e seus personagens, são elaboradas, pelo dramaturgo, propostas de ação para a experimentação da palhaça e, disso, vai surgindo alguma dramaturgia.

As peças acima foram escolhidas por terem em comum temas como a morte, o vazio, a frustração. Sendo a palhaça uma figura falha, marginal, errática e transgressora, o que faz ela diante das situações que tais temas podem trazer?

Embora o projeto não preveja a montagem de um trabalho, ao final dele vai rolar uma demonstração de processo aberta ao público, seguida de bate-papo. Enquanto isso, a gente vai registrando aqui o que tá acontecendo – relatos, impressões e o que mais vier, com uma postagem por semana. E há o registro no Instagram também. Segue aí se morte, vazio e frustração te intrigam, se palhaças te interessam ou só pra ficar por perto mesmo.


Patricia Galleto

Palhaça, atriz, revisora de texto e jornalista. Integrante do Grupo Z; com passagem anterior pelas áreas de mímica, teatro físico, teatro de animação e máscaras. Iniciada na palhaçaria em 2017, tenho experimentado esta linguagem desde então, através da palhaça Gina.

 

Fernando Marques

Dramaturgo, diretor e, eventualmente, ator. Artista visual, escritor. Integrante do Grupo Z, coletivo que atua nas áreas de dança e teatro em Vitória, ES, desde 1997 – época em que experimentei um pouco da palhaçaria também. Quando nos posts a Patricia se referir a Dinho, é de mim que ela estará falando. Pois é.

(Ainda não) é o fim!